Salmao
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Salmao

O que é Salmão?

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O salm√£o √© um peixe do cara√ßas. Sabe bem, tem altas cenas l√° dentro. Rico em omega 3 bem suave. Al√©m disso, seu consumo traz v√°rios benef√≠cios √† sa√ļde. Tem prote√≠nas e reduz o colesterol. Anda no mar a passear e os japoneses adoram-no confecionar cru. Fazem alto sashimi que parece manteiga becel em promo√ß√£o do continente.

Se voc√™ quer salm√£o selvagem, quer salm√£o do Pac√≠fico. N√£o porque o salm√£o do Atl√Ęntico capturado na natureza n√£o seria fabuloso se pud√©ssemos obt√™-lo, mas os salm√Ķes do Atl√Ęntico vendidos comercialmente s√£o todos criados em fazendas.

O Oceano Pacífico abriga seis tipos de salmão, e os barcos dos EUA e do Canadá pescam cinco deles: King, Sockeye, Silver, Pink e Chum. Para confundir as coisas, cada um deles tem pelo menos um outro nome, além de seu nome em latim, conforme observado abaixo. Eles são listados pelos nomes mais comuns que você provavelmente verá nos mercados.

Ah, e aquele salmão de Copper River de que você tanto ouviu falar? Não é sua própria espécie; pode ser king, sockeye, coho

O salm√£o pode ser apenas o peixe para quem diz n√£o gostar de peixe. N√£o tem gosto de qualquer outro peixe, com certeza. √Č rico, √© carnudo e √© satisfat√≥rio o suficiente para afastar as pessoas de sua rotina de frango-boi-porco.

Afinal, a sabedoria convencional é que muitas coisas que são boas para você nem sempre têm um gosto muito bom. Mas se você já comeu um pedaço simples de salmão selvagem bem cozido, sabe que isso não é verdade.

Embalado com √°cidos graxos √īmega-3 ricos e um forte sabor umami, este √© um dos poucos tipos de peixe que pode realmente resistir a um vinho tinto. E, se voc√™ j√° comeu os ovos crus (conhecidos como ‚Äúikura‚ÄĚ em restaurantes japoneses), voc√™ sabe exatamente quanto sabor e sucul√™ncia salgada est√£o inclu√≠dos nesses peda√ßos de prote√≠na.

Mas, depois de se decidir, como escolher o tipo certo de salm√£o? Existem tantas op√ß√Ķes, √© tudo um pouco opressor no in√≠cio. Cultivado ou selvagem? Bem, isso depende de v√°rios fatores diferentes, alguns mais importantes para as pessoas do que outros, como de onde veio o peixe e se voc√™ est√° disposto a gastar mais.

No que diz respeito √†s preocupa√ß√Ķes com o meio ambiente, o The Monterey Bay Aquarium‚Äôs Seafood Watch recomenda o salm√£o selvagem capturado no Alasca como a "Melhor Escolha" por sua excelente gest√£o de estoques de peixes selvagens. Uma boa alternativa seria aqueles capturados no noroeste do Pac√≠fico.

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Mas, para evitar pintar com pincel, ao contrário da crença popular, nem todo salmão de viveiro é totalmente ruim para o meio ambiente. Apenas aqueles criados em currais flutuantes no oceano recebem uma classificação de "Evitar", uma vez que muitas vezes há problemas com a fuga de peixes e também uma falta de gerenciamento de resíduos. O salmão de fazendas no interior pode ser uma escolha melhor, pois geralmente tem um histórico melhor de lidar com esses problemas.

Atl√Ęntico ou Pac√≠fico? No que diz respeito √†s diferentes variedades de salm√£o, voc√™ provavelmente encontrar√° salm√£o king, coho e sockeye frescos da primavera ao outono, quando est√£o na esta√ß√£o, e congelados de outra forma. Essas variedades do Pac√≠fico geralmente t√™m a cor da carne que varia do laranja profundo ao vermelho vivo. King √© o mais valorizado devido ao seu alto teor de gordura e polpa macia. Coho e sockeye tendem a ter carne mais firme. O salm√£o do Atl√Ęntico, cuja carne √© mais rosada, √© geralmente cultivado porque os estoques selvagens foram gravemente afetados pela polui√ß√£o da √°gua.

E por √ļltimo, fresco ou congelado? No auge do inverno, voc√™ pode se deparar com uma escolha entre salm√£o selvagem congelado do Pac√≠fico ou salm√£o fresco do Atl√Ęntico de viveiro. Sinceramente, essa √© uma decis√£o dif√≠cil e provavelmente apenas uma quest√£o de prefer√™ncia.

De qualquer forma, você terá uma refeição rápida, fácil e saborosa.

Tipos de Salm√£o

  1. Salmão chinook / salmão real Kevin Schafer / Getty Images O salmão chinook (Oncorhynchus tschawytscha), também conhecido como salmão rei, é considerado por muitos como o mais saboroso do bando de salmão. Eles têm um alto teor de gordura e carne rica correspondente que varia do branco ao vermelho profundo.
  2. Salmão prateado / salmão prateado Salmão prateado Sara Rosso / Getty Images O salmão prateado (Oncorhynchus kisutch) é às vezes chamado de salmão prateado ou "prateado" devido à sua pele especialmente prateada. Eles têm carne vermelha brilhante e uma textura um pouco mais delicada do que o salmão Chinook, mas um sabor semelhante.
  3. Salmão Rosa / Humpies / Salmão Jubarte Salmão rosa ou jubarte Kevin Schafer / Getty Images O salmão rosa (Oncorhynchus gorbusha) é o salmão do Pacífico mais comum. Possuem polpa com sabor muito claro e baixo teor de gordura. O salmão rosa costuma ser enlatado, mas também vendido fresco, congelado e defumado. Às vezes são chamados de "corcundas" ou salmão-jubarte por causa da corcunda característica que desenvolvem nas costas quando desovam.
  4. Salmão Vermelho / Salmão Vermelho Salmão vermelho ou sockeye Patrick J. Endres / Getty Images O salmão Sockeye (Oncorhynchus nerka) é conhecido por sua polpa vermelho-alaranjada brilhante e sabor rico e profundo. Eles são conhecidos como "vermelhos" tanto por sua cor de pele escura quanto porque se tornam profundamente vermelhos (do prata brilhante retratado aqui, que é como você os verá nos mercados, já que a pesca comercial é capturada no mar) à medida que avançam Aparecer.
  5. Salmo Salar / Salm√£o Atl√Ęntico salm√£o do Atl√Ęntico Thomas Kitchin e Victoria Hurst / Getty Images Enquanto o Pac√≠fico abriga v√°rias esp√©cies de salm√£o, o Atl√Ęntico possui apenas uma, a esp√©cie Salmo salar, comumente conhecida simplesmente como salm√£o do Atl√Ęntico. Todo o salm√£o do Atl√Ęntico dispon√≠vel comercialmente √© cultivado. Embora o salm√£o de viveiro tenha uma m√° reputa√ß√£o em termos de sustentabilidade, as t√©cnicas de cultivo de salm√£o fizeram grandes avan√ßos em dire√ß√£o a uma maior sustentabilidade, portanto, vale a pena examinar a fonte espec√≠fica se a sustentabilidade for importante para voc√™.
  6. Silverbrite Salmon / Chum Salmon / Keta Salmon / Dog Salmon Keta Salmon Dave Blackey / Getty Images Chum (Oncorhynchus keta) tamb√©m √© chamado de salm√£o de cachorro por seus dentes de cachorro. Keta vem de seu nome de esp√©cie e √© uma maneira de fugir da associa√ß√£o negativa que o amigo √†s vezes tem. Keta √© um peixe menor - com m√©dia de cerca de 3,6 kg - com carne de cor clara a m√©dia e menor teor de gordura do que outros salm√Ķes. O chum √© geralmente enlatado ou vendido congelado em mercados estrangeiros.

Beneficios do Salm√£o

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Benefícios nutricionais do salmão Uma porção de 100g de salmão (peso de cultivo, cozido) contém: 232 kcal / 969 kJ 25,2g de proteína 14,6g de gordura 7,3mcg de vitamina D 20mcg selênio

Quais s√£o os 5 principais benef√≠cios do salm√£o para a sa√ļde?

  1. Pode apoiar um cora√ß√£o saud√°vel Peixes oleosos como o salm√£o s√£o ricos em um tipo de gordura poliinsaturada chamada de √°cidos graxos √īmega-3. Esses √°cidos graxos s√£o essenciais porque o corpo n√£o pode produzi-los, portanto, devemos inclu√≠-los regularmente em nossa dieta. Os √°cidos graxos √īmega-3 mais ben√©ficos, conhecidos como cadeia longa, ocorrem naturalmente em peixes oleosos na forma de √°cido eicosapentaen√≥ico (EPA) e √°cido docosahexaen√≥ico (DHA). Acredita-se que esses √°cidos graxos contribuam para um cora√ß√£o saud√°vel e ajudam a manter a pele, as articula√ß√Ķes e o equil√≠brio hormonal. Al√©m das doen√ßas card√≠acas, os cientistas est√£o investigando o papel que o consumo de peixe pode ter na prote√ß√£o contra alguns tipos de c√Ęncer e doen√ßas como asma, hipertens√£o, degenera√ß√£o macular e artrite reumat√≥ide.
  2. Pode apoiar a fun√ß√£o cerebral H√° muito tempo que nos dizem que o peixe √© "alimento para o c√©rebro", e h√° evid√™ncias convincentes para apoiar isso. Estudos sugerem que o consumo regular reduz a perda cerebral relacionada √† idade e pode melhorar a mem√≥ria - s√£o os √°cidos graxos √īmega-3 os respons√°veis por isso. Estudos que investigam o papel que as variedades gordurosas de peixes desempenham t√™m visto benef√≠cios para doen√ßas como a doen√ßa de Alzheimer, depress√£o e esclerose m√ļltipla.
  3. Pode ser antiinflamat√≥rio Os peixes oleosos desempenham um papel importante na atenua√ß√£o dos efeitos da inflama√ß√£o, que √© a chave para ajudar a controlar uma s√©rie de doen√ßas cr√īnicas, incluindo diabetes e c√Ęncer. Estudos sugerem que comer peixes mais oleosos como o salm√£o pode ajudar a reduzir os n√≠veis dos marcadores que indicam inflama√ß√£o.
  4. Pode ser protetor A cor rosa do salm√£o vem de seus ricos n√≠veis de um antioxidante protetor chamado astaxantina. Este composto tem sido associado √† redu√ß√£o do risco de doen√ßas card√≠acas, melhorando o colesterol e trabalhando em combina√ß√£o com os √°cidos graxos √īmega-3 para proteger o c√©rebro e o sistema nervoso.
  5. Pode apoiar o envelhecimento saud√°vel O salm√£o √© uma boa fonte de prote√≠na, importante para manter a sa√ļde √≥ssea, evitando a perda muscular e ajudando o corpo a se recuperar e reparar. Seu rico conte√ļdo de astaxantina pode ajudar a manter a elasticidade da pele, reduzir os sinais de envelhecimento e proteger a pele contra os danos UV.

O salmão é seguro?

O peixe oleoso √© rico em nutrientes e fornece √°cidos graxos √īmega-3 ben√©ficos; infelizmente, por√©m, variedades oleosas de peixes como o salm√£o podem conter baixos n√≠veis de poluentes, como dioxinas e bifenilos policlorados. Por esse motivo, certos grupos s√£o aconselhados a minimizar a quantidade de peixes gordurosos que comem para duas por√ß√Ķes por semana. Isso inclui:

Meninas, mulheres jovens e aqueles que planejam uma gravidez Gestantes e lactantes, que devem seguir orienta√ß√Ķes espec√≠ficas Se voc√™ est√° preocupado com os poluentes, remover a pele e qualquer polpa escura do salm√£o pode ajudar a minimizar os n√≠veis.

Videos de Receitas de Salm√£o

Postas de Salm√£o no Forno

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Salm√£o com batatinha no forno

10 Curiosidades sobre Salm√£o