Salmao
🐟

Salmao

O que é Salmão?

🌟

O salmão é um peixe do caraças. Sabe bem, tem altas cenas lá dentro. Rico em omega 3 bem suave. Além disso, seu consumo traz vários benefícios à saúde. Tem proteínas e reduz o colesterol. Anda no mar a passear e os japoneses adoram-no confecionar cru. Fazem alto sashimi que parece manteiga becel em promoção do continente.

Se você quer salmão selvagem, quer salmão do Pacífico. Não porque o salmão do Atlântico capturado na natureza não seria fabuloso se pudéssemos obtê-lo, mas os salmões do Atlântico vendidos comercialmente são todos criados em fazendas.

O Oceano Pacífico abriga seis tipos de salmão, e os barcos dos EUA e do Canadá pescam cinco deles: King, Sockeye, Silver, Pink e Chum. Para confundir as coisas, cada um deles tem pelo menos um outro nome, além de seu nome em latim, conforme observado abaixo. Eles são listados pelos nomes mais comuns que você provavelmente verá nos mercados.

Ah, e aquele salmão de Copper River de que você tanto ouviu falar? Não é sua própria espécie; pode ser king, sockeye, coho

O salmão pode ser apenas o peixe para quem diz não gostar de peixe. Não tem gosto de qualquer outro peixe, com certeza. É rico, é carnudo e é satisfatório o suficiente para afastar as pessoas de sua rotina de frango-boi-porco.

Afinal, a sabedoria convencional é que muitas coisas que são boas para você nem sempre têm um gosto muito bom. Mas se você já comeu um pedaço simples de salmão selvagem bem cozido, sabe que isso não é verdade.

Embalado com ácidos graxos ômega-3 ricos e um forte sabor umami, este é um dos poucos tipos de peixe que pode realmente resistir a um vinho tinto. E, se você já comeu os ovos crus (conhecidos como “ikura” em restaurantes japoneses), você sabe exatamente quanto sabor e suculência salgada estão incluídos nesses pedaços de proteína.

Mas, depois de se decidir, como escolher o tipo certo de salmão? Existem tantas opções, é tudo um pouco opressor no início. Cultivado ou selvagem? Bem, isso depende de vários fatores diferentes, alguns mais importantes para as pessoas do que outros, como de onde veio o peixe e se você está disposto a gastar mais.

No que diz respeito às preocupações com o meio ambiente, o The Monterey Bay Aquarium’s Seafood Watch recomenda o salmão selvagem capturado no Alasca como a "Melhor Escolha" por sua excelente gestão de estoques de peixes selvagens. Uma boa alternativa seria aqueles capturados no noroeste do Pacífico.

Clique aqui para ver a Receita Fácil de Agave e Salmão Limão.

Mas, para evitar pintar com pincel, ao contrário da crença popular, nem todo salmão de viveiro é totalmente ruim para o meio ambiente. Apenas aqueles criados em currais flutuantes no oceano recebem uma classificação de "Evitar", uma vez que muitas vezes há problemas com a fuga de peixes e também uma falta de gerenciamento de resíduos. O salmão de fazendas no interior pode ser uma escolha melhor, pois geralmente tem um histórico melhor de lidar com esses problemas.

Atlântico ou Pacífico? No que diz respeito às diferentes variedades de salmão, você provavelmente encontrará salmão king, coho e sockeye frescos da primavera ao outono, quando estão na estação, e congelados de outra forma. Essas variedades do Pacífico geralmente têm a cor da carne que varia do laranja profundo ao vermelho vivo. King é o mais valorizado devido ao seu alto teor de gordura e polpa macia. Coho e sockeye tendem a ter carne mais firme. O salmão do Atlântico, cuja carne é mais rosada, é geralmente cultivado porque os estoques selvagens foram gravemente afetados pela poluição da água.

E por último, fresco ou congelado? No auge do inverno, você pode se deparar com uma escolha entre salmão selvagem congelado do Pacífico ou salmão fresco do Atlântico de viveiro. Sinceramente, essa é uma decisão difícil e provavelmente apenas uma questão de preferência.

De qualquer forma, você terá uma refeição rápida, fácil e saborosa.

Tipos de Salmão

  1. Salmão chinook / salmão real Kevin Schafer / Getty Images O salmão chinook (Oncorhynchus tschawytscha), também conhecido como salmão rei, é considerado por muitos como o mais saboroso do bando de salmão. Eles têm um alto teor de gordura e carne rica correspondente que varia do branco ao vermelho profundo.
  2. Salmão prateado / salmão prateado Salmão prateado Sara Rosso / Getty Images O salmão prateado (Oncorhynchus kisutch) é às vezes chamado de salmão prateado ou "prateado" devido à sua pele especialmente prateada. Eles têm carne vermelha brilhante e uma textura um pouco mais delicada do que o salmão Chinook, mas um sabor semelhante.
  3. Salmão Rosa / Humpies / Salmão Jubarte Salmão rosa ou jubarte Kevin Schafer / Getty Images O salmão rosa (Oncorhynchus gorbusha) é o salmão do Pacífico mais comum. Possuem polpa com sabor muito claro e baixo teor de gordura. O salmão rosa costuma ser enlatado, mas também vendido fresco, congelado e defumado. Às vezes são chamados de "corcundas" ou salmão-jubarte por causa da corcunda característica que desenvolvem nas costas quando desovam.
  4. Salmão Vermelho / Salmão Vermelho Salmão vermelho ou sockeye Patrick J. Endres / Getty Images O salmão Sockeye (Oncorhynchus nerka) é conhecido por sua polpa vermelho-alaranjada brilhante e sabor rico e profundo. Eles são conhecidos como "vermelhos" tanto por sua cor de pele escura quanto porque se tornam profundamente vermelhos (do prata brilhante retratado aqui, que é como você os verá nos mercados, já que a pesca comercial é capturada no mar) à medida que avançam Aparecer.
  5. Salmo Salar / Salmão Atlântico salmão do Atlântico Thomas Kitchin e Victoria Hurst / Getty Images Enquanto o Pacífico abriga várias espécies de salmão, o Atlântico possui apenas uma, a espécie Salmo salar, comumente conhecida simplesmente como salmão do Atlântico. Todo o salmão do Atlântico disponível comercialmente é cultivado. Embora o salmão de viveiro tenha uma má reputação em termos de sustentabilidade, as técnicas de cultivo de salmão fizeram grandes avanços em direção a uma maior sustentabilidade, portanto, vale a pena examinar a fonte específica se a sustentabilidade for importante para você.
  6. Silverbrite Salmon / Chum Salmon / Keta Salmon / Dog Salmon Keta Salmon Dave Blackey / Getty Images Chum (Oncorhynchus keta) também é chamado de salmão de cachorro por seus dentes de cachorro. Keta vem de seu nome de espécie e é uma maneira de fugir da associação negativa que o amigo às vezes tem. Keta é um peixe menor - com média de cerca de 3,6 kg - com carne de cor clara a média e menor teor de gordura do que outros salmões. O chum é geralmente enlatado ou vendido congelado em mercados estrangeiros.

Beneficios do Salmão

🌟

Benefícios nutricionais do salmão Uma porção de 100g de salmão (peso de cultivo, cozido) contém: 232 kcal / 969 kJ 25,2g de proteína 14,6g de gordura 7,3mcg de vitamina D 20mcg selênio

Quais são os 5 principais benefícios do salmão para a saúde?

  1. Pode apoiar um coração saudável Peixes oleosos como o salmão são ricos em um tipo de gordura poliinsaturada chamada de ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos graxos são essenciais porque o corpo não pode produzi-los, portanto, devemos incluí-los regularmente em nossa dieta. Os ácidos graxos ômega-3 mais benéficos, conhecidos como cadeia longa, ocorrem naturalmente em peixes oleosos na forma de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Acredita-se que esses ácidos graxos contribuam para um coração saudável e ajudam a manter a pele, as articulações e o equilíbrio hormonal. Além das doenças cardíacas, os cientistas estão investigando o papel que o consumo de peixe pode ter na proteção contra alguns tipos de câncer e doenças como asma, hipertensão, degeneração macular e artrite reumatóide.
  2. Pode apoiar a função cerebral Há muito tempo que nos dizem que o peixe é "alimento para o cérebro", e há evidências convincentes para apoiar isso. Estudos sugerem que o consumo regular reduz a perda cerebral relacionada à idade e pode melhorar a memória - são os ácidos graxos ômega-3 os responsáveis por isso. Estudos que investigam o papel que as variedades gordurosas de peixes desempenham têm visto benefícios para doenças como a doença de Alzheimer, depressão e esclerose múltipla.
  3. Pode ser antiinflamatório Os peixes oleosos desempenham um papel importante na atenuação dos efeitos da inflamação, que é a chave para ajudar a controlar uma série de doenças crônicas, incluindo diabetes e câncer. Estudos sugerem que comer peixes mais oleosos como o salmão pode ajudar a reduzir os níveis dos marcadores que indicam inflamação.
  4. Pode ser protetor A cor rosa do salmão vem de seus ricos níveis de um antioxidante protetor chamado astaxantina. Este composto tem sido associado à redução do risco de doenças cardíacas, melhorando o colesterol e trabalhando em combinação com os ácidos graxos ômega-3 para proteger o cérebro e o sistema nervoso.
  5. Pode apoiar o envelhecimento saudável O salmão é uma boa fonte de proteína, importante para manter a saúde óssea, evitando a perda muscular e ajudando o corpo a se recuperar e reparar. Seu rico conteúdo de astaxantina pode ajudar a manter a elasticidade da pele, reduzir os sinais de envelhecimento e proteger a pele contra os danos UV.

O salmão é seguro?

O peixe oleoso é rico em nutrientes e fornece ácidos graxos ômega-3 benéficos; infelizmente, porém, variedades oleosas de peixes como o salmão podem conter baixos níveis de poluentes, como dioxinas e bifenilos policlorados. Por esse motivo, certos grupos são aconselhados a minimizar a quantidade de peixes gordurosos que comem para duas porções por semana. Isso inclui:

Meninas, mulheres jovens e aqueles que planejam uma gravidez Gestantes e lactantes, que devem seguir orientações específicas Se você está preocupado com os poluentes, remover a pele e qualquer polpa escura do salmão pode ajudar a minimizar os níveis.

Videos de Receitas de Salmão

Postas de Salmão no Forno

Salmão no Forno

Salmão com batatinha no forno

10 Curiosidades sobre Salmão